sábado, 22 de maio de 2010

Reflexões sobre a imagem


Se você ler o versículo 26 do capítulo primeiro do livro de Gênesis com um pouco de atenção ficará surpreendido pelo verbo fazer conjugado no imperativo da primeira pessoa do plural - "Então disse Deus: 'Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão'."

Façamos? Com quem Deus está falando? Havia mais alguém além de Deus naquele mundo? Que a gente saiba não -
Deus era o único ser vivente racional no momento.

Bom, Deus pode estar se referindo a Ele mesmo. Ou melhor, ao Seu Espírito Santo e ao Seu Filho. Também poderia se referia à Sua legião celestial, com todos os anjos e arcanjos. Vamos seguir.

O versículo 27 parece repetir o que já fora dito, mas agora numa espécie de poema, à moda do hebraico antigo.

"Criou Deus o homem à sua imagem,
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou." Gênesis 1.27

Aquele verbo criar que aparece no primeiro verso das Escrituras aparece aqui novamente. Há varias formas do verbo criar na Bíblia Hebraica, mas este só aparece quando referido à ação divina - bara'. E apenas complementando o que já foi tratado sobre este termo: há também a denotação de criação artística. Uma criação artística abstrata, não manual. Ao Deus criar, Ele forma e dá forma ao homem, forma esta que terá imagem e semelhança refletindo a essência do Criador.

Agora os termos imagem e semelhança, em hebraico, aparecem como "tselen" e "demut", respectivamente. O primeiro pode significar réplica plástica. O segundo é uma abstração linguística que significa similaridade.

O homem seria uma réplica, uma cópia da imagem de Deus, plasticamente falando; com uma similaridade em relação ao Criador - ou seja, possui a mesma natureza do ser divino. Pode ser interpretada também nos aspectos físico e espiritual. A imagem é o corpo, a semelhança é a alma. O ser humano criado por Deus é uma união entre corpo e alma, à luz de Quem próprio o criou.

Eu havia deixado uma pergunta na última reflexão sobre se era possível o homem ter existido antes mesmo de ser criado. Em carne e osso, óbvio que não. Mas poderia existir, sim, na essência da natureza de Deus. O ser humano presente na imagem e natureza do ser divino antes mesmo deste conceder-lhe forma plástica.

Agora deixo outras questões para as próximas reflexões: Deus criou o homem e a mulher, então aonde está esta mulher? Poderá Deus ter criado a Si mesmo quando criou o homem? Se o homem é à imagem e semelhança de Deus, o que o difere de seu criador?

Continua

#ficadica: A jornalista Vanessa Barbara narra a criação do Universo como o projeto de Iniciação Científica de Deus. Muito engraçado! Clique aqui para ler.

2 comentários:

buscandoamentedecristo disse...

Como a biblía descreve, da entender que ja era da vontade de Deus criar a mulher , mas ele esperou que o homem percebesse essa necessidade.

Deu nome o homem a todos os animais domésticos ,ás avez do céu e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia,nao se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônia.(Gênesis 2:22)

Anônimo disse...

valeu por responder o comentário =]
mais esse vai ser o ultimo mesmo.