sexta-feira, 19 de março de 2010

O Futuro das Cidades


"Pela primeira vez na história da humanidade, a porção da população mundial que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive em zonas rurais. Agora, mais de 3,3 bilhões de pessoas moram em cidades. Destas, mais de 500 milhões estão em magalópoles com mais de 10 milhões de habitantes ou em grandes cidades com mais de 5 milhões de habitantes."
É o que afirma Philip S. Goub, no periódico Diplomatique Le Monde Brasil, de março de 2010.

E a edição de ontem (18/03/10) do Jornal Nacional divulgou:

"Um relatório das Nações Unidas revelou que 227 milhões de pessoas deixaram de morar em favelas, na última década, no mundo todo. Principalmente, na China, na Índia e na Indonésia, onde as condições de moradia melhoraram.

O Brasil aparece em quarto lugar na lista, com uma redução de 16% na população das favelas.

Apesar desses números, o relatório da ONU mostrou que, em termos de população mundial, o número de moradores de favelas aumentou, em consequência do crescimento populacional e do êxodo para as cidades."

Na próxima semana, a partir do dia 22 de março, representantes de governos, da sociedade civil e de Ongs do mundo total, irão se reunir no Fórum Urbano Mundial, no Rio de Janeiro. Questões sobre urbanismo, saneamento, infraestrutura, habitação, transportes e meio ambiente estarão na pauta e, tendo em vista as duas notícias dadas acima, são de máxima importância no mundo agora.

Já que escolhemos vivermos em cidades, a dica para nós é nos interessarmos sobre o assunto, seja por qual viés que for e buscarmos maneiras e ferramentas para fazermos alguma diferença positiva e impactante. "(...) a proposta de ser parceiro de Deus e manifestar, aqui e agora, seu Reino através de meu trabalho, minha família, minhas ações humanitária inspiram, pastoreio, etc inspira-me construir pontes (...)", como nos revelou Livan Chiroma, no seu blog pessoal.

Nenhum comentário: