...
- Não percebem que a economia está pelo avesso? - exclamou Deus.
- Explica melhor, Senhor.
- Nunca se produziu tanto com tão poucos produtores. A tecnologia de ponta substitui o trabalho vivo, condenando milhões de famílias à informalidade no setor de serviços e outras tantas à miséria. A violência globalizou-se. A dinâmica do capital acirra uma competitividade exacerbada. Ilhas de riqueza e prosperidade estão cercadas de fome e penúria por todos os lados. Vcs não se dão conta de que promovem o dilúvio e, desta vez, sem uma arca que possa salvá-los?
- É verdade, Senhor, toda a nossa vida social está contaminada pela mercantilização. Ao contrário dos antigos, já não temos uma moral que sirva de raiz à nossa visão do mundo. Nem sei se temos visão do mundo. O limite do nosso horizonte é a tela de TV. Hoje vivemos numa sociedade pluralista, onde a religião também se transforma em artigo de consumo, e a ética desmorona como base de um modo de pensar e agir comum a todos. É cada um por si e Deus por ninguém.
- Apesar disso, continuo torcendo por todos - suspirou Deus. - Sou Pai, mas não paternalista. Não haverei de interferir de novo na história humana, como fiz ao enviar meu Filho. Dei-lhes um mundo paradisíaco - um jardim. Vcs estragaram quase tudo, poluíram o lago, cortaram as árvores, espantaram os pássaros, esmagaram a grama, secaram as fontes. Agora, trantem de consertá-lo. Encontrar fundamentos ontológicos aos princípios éticos e políticos capazes de pautar a vida social e pessoal. Não faz sentido a coesão social derivar da coerção oficial promovida pelo Estado. Criei-os livres, a ponto de poderem me rejeitar e se fechar aos meus dons. Se não resgatarem a liberdade com as armas da justiça, a espiral da violência só tenderá a crescer.
::continua::
Um comentário:
Desde pequenininho, quando ainda era parte de Adão, nunca soube lidar com o que me davam.
Desde pequeninho....
Agente cresce. Agente tem que aprender. Agente vai aprender?
Pera aí, que eu to de meia, e vou eu mesmo desligar a tv.
Aguenta um pouco, que se não são honestos comigo, eu vou ser honesto em dobro.
Espera, que se eu mudar a parte pequeninha de Adão, talvez até mesmo Eva mude.
Aham, agente vai aprender.
Postar um comentário