terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Como Steve Jobs me ensinou a ser cristã

 Foto de Diana Walker no escritório "minimalista" de Steve Jobs, o qual dizia: "Eu era solteiro, tudo que se precisa é uma xícara de chá, uma luz e um rádio... então, era tudo o que eu tinha."

Eu admito: eu sou uma grande fã da Apple. Eu comprei com o meu próprio dinheiro um Mac Clássico, em 1992, na livraria da minha faculdade. Desde então eu tenho apenas laptops da Apple (meu primeiro, comprado em 1994, tinha um mouse "trackball" em vez de  um trackpad). Eu amo meu iPad e meu iPhone, que eu usava ontem à noite quando lia pela primeira vez sobre a morte de Steve Jobs.

Mas não é o meu amor por tecnologia ou gadgets que me fez lamentar o falecimento de Steve Jobs. Foram suas atitudes acerca da criatividade e decisões com riscos, vida e morte.

Embora a vida espiritual de Steve Jobs não fosse explicitamente cristã, e suas melhores citações não eram, naturalmente, religiosas, eu tentei ontem à noite, várias e várias vezes, ler suas palavras a partir de uma perspectiva espiritual. Eu estava tão inspirada para escrever um post sobre o que os cristãos podem aprender com Steve Jobs, mas eu fiquei preocupada se isto seria um sacrilégio para ambas as partes - os cristãos que pensam que Jobs trata-se apenas de gadgets caríssimos e capitalismo, e os geeks tecnológicos que veem qualquer sinal de espiritualidade como uma distração boba para a pura generalidade de seu ídolo.

Mas foi quando eu li no blog do Washington Post - "The theology of Steve Jobs" - a seguinte frase:

"Steve Jobs foi, sem dúvida, um gênio da tecnologia, mas ele também foi, na minha visão, um profundo teólogo, porque entendeu a condição dos homens que vivem entre o desejo e a finitude. Juntas elas nos definem, para o bem ou para o mal." 

Daí eu fiquei empolgada em escrever minhas reflexões espirituais inspiradas nas ideias de Steve Jobs, começando de forma bem apropriada com esta:

1. Siga sua intuição

"Não deixe que o barulho de outras opiniões cale a sua própria voz. E o mais importante, tenha coragem de seguir seu coração e intuição."

Como todo cristão que se sente dividido entre dois mundos - o intelectual e o espiritual, o hipster e o da igrejeiro, a má pessoa e a boa pessoa - eu me encontro às vezes num estado de paralisia. Eu me preocupo muito com que cada mente ao meu redor possa pensar. Eu penso em fazer uma declaração, mas a modifico tanto, o suficiente para adquirir uma rota de fuga para mim mesmo, caso eu precise. 

Eu acordo com a certeza do que eu creio em meu coração, mas depois eu filtro tudo isso através da peneira do mundo, e no fim do dia sobram em mim somente alguns pedaços aleatórios do que havia antes. Eu preciso ter a "coragem de seguir meu coração e a minha intuição", porque eu creio que aí o Espírito Santo de Deus fala comigo.

2. Permaneça faminto e inocente

"Lembrar que você irá morrer é a melhor maneira de evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há nenhuma razão para não seguir seu coração… Tenha fome, seja tolo."

Quando as coisas parecem estar dando certo na minha vida, geralmente eu fico contente e satisfeito. Eu perco o apetite pelo melhor que poderia vir. E quando eu estou vendo todas as coisas erradas no mundo, vejo-me cínica e realista. Eu não tenho apetite para mudar porque eu não sou tola o bastante para acreditar e ter esperança que qualquer um dos meus sonhos mais radicais poderiam mudar as coisas como são. Steve Jobs me chama a ter fome pelos meus sonhos mais radicais, porque eu não tenho nada a perder!

3. Mostre o amor

"A maioria das pessoas não sabem o que querem até alguém mostrar a elas."

Jobs estava falando a respeito do porque dele nunca ter baseado seus produtos nas pesquisas de interesse do público - o que os consumidores gostariam que um celular ou computador tivesse - mas eu penso que isto se aplica às comunidades cristãs também. 

Às vezes tentamos ser todas as coisas para todas as pessoas, ao invés de somente carregar a visão de mundo que temos inserida em nós. É importante ouvir, mas também é importante não se distrair e se confundir com o alvo: não dar às pessoas o que eles pensam que querem, mas agindo com amor, mostrando o que não elas sabiam que queriam.

4. Não desista
"Estou convicto de que o que diferencia os empresários bem sucedidos dos fracassados é a pura perseverança."

Eu sou culpada por desistir tão rápido.  Se algo não vem facilmente para mim, eu concluo que eu não devo estar apto para aquilo.  Se uma idéia não ganha forma e imediatamente não decola, eu decido que "não era pra ser". Isto é claramente uma atitude inútil para músicos, escritores e atletas; e é mais inútil ainda para aqueles que trabalham com outros para trazer o reinos dos céus as terra. Este é o tipo de tarefa que requer perseverança - ser verdadeiro para com a sua própria voz, que nem todos podem ouvir, permanecer faminto por uma causa no mundo que a maioria das pessoas pensam que é impossível e por um amor que muitas pessoas nem sabem que desejam.
______________

Kristin Tennant é uma escritora freelance e blogueira do Halfway to Normal e The Huffington Post. Vive em Urbana, no Estado de Illinois, nos EUA.

_________

Encontrei o post aqui e fiz uma tradução "livre". Se encontrar erros ou melhores interpretações, por favor me avise. ;)

Nenhum comentário: