sexta-feira, 14 de maio de 2010

Reflexões sobre a arquitetura


Se tudo era escuridão e não havia luz, então o primeiro dia da criação do mundo foi somente noite. Na verdade, pode-se entender a noite como a véspera, como o tempo que antecedeu o primeiro dia iluminado.

"Disse Deus: Haja luz, e houve luz." Gênesis 1.3

É com a palavra que Deus inicia o processo de ordenação do caos do mundo. Palavra que aqui pode ser compreendida como a ação divina de manifestar-se em palavras, mais especificamente em um verbo imperativo e um substantivo. São justamente o verbo e o substantivo os dois núcleos fundamentais de qualquer língua/idioma no mundo. É o verbo a primeira palavra de Deus ao mundo. O verbo é a palavra antiga de Deus.

"No princípio era o verbo" - João 1.1. O verbo é imprescindível em toda oração (frase com um verbo). O verbo é indispensável na criação. O verbo é a palavra que vibra em uma frase. E "o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus", e vibrava nas primeiras frases da história da criação. No versículo seguinte:

"E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas." Gên 1.4

Deus infere um juízo sobre Sua criação e assim ratifica o que acabara de criar. Em seguida, estabelece uma diferenciação entre o que havia criado e aquilo que já existia no caos. Dá-se a separação entre a luz e as trevas. Distinção esta que não podia dar-se por si só. Foi necessário a intervenção do Criador para separar a luz das trevas.

"Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia." Gên 1.5

Deus dá nome à Sua criação. E também nomeia aquilo que pertencia ao caos. Porque Deus dá nome às coisas?

Na cultura judaica e nos conceitos da Bíblia Hebraica há a ideia de que todo nome traz em si a essência daquilo que nomeia. O nome contem a essência do ser.

Para Deus nomear faz parte do ato criativo. Nomear também é criar. O ato de criar de Deus não se esgosta somente na ação de dar existência a algo. A criação de Deus é processual. A criação de Deus responde a uma arquitetura.

A arquitetura da criação de Deus inicia, então, com a criação, depois há a organização ou ordenação, em seguida a ratificação ou validação, e por fim a nomeação.

Continua: com a criação do homem, mas já adianto uma questão - "Poderá o homem ter existido antes de ser criado por Deus?"

Nenhum comentário: