sexta-feira, 30 de abril de 2010

Reflexões sobre o princípio


O livro de Gênesis tem a sua origem datada aproximadamente no século 18. É um documento tipicamente sacerdotal e seu autor talvez tenha sido o mesmo do livro de Levítico. Há quem diga que foi Moisés quem escreveu Gênesis. Outra incerteza é se o livro foi escrito em período anterior ou posterior ao exílio dos hebreus no Egito.

Após estas informações, continuo refletindo sobre o primeiro versículo da Bíblia - "No princípio Deus criou os céus e a terra".

Tomo emprestado as palavras de Gênesis na escrita original que fora escrito, o hebraico. Não foi por acaso que Deus escolheu esta língua para se expressar aos seres humanos aqui na Terra. A vivacidade de Deus necessitava de um suporte linguístico que também expressasse a dinâmica da vida do Criador de todas as coisas.

O hebraico bíblico não permite sentidos fixos. Suas palavras são abertas. O hebraico sustenta as palavras de Deus de forma inteligível ao raciocínio humano. Mas, de forma alguma, o hebraico arraiga Suas palavras de forma a prendê-las a significados pré-determinados, fixos e imóveis.

"Beresit" é o termo relativo a "no princípio" no versículo primeiro, e denota literalmente a "quando". Uma outra forma de se ler seria - "Quando Deus criou os céus e a terra". O que esclarece um pouco a reflexão anterior sobre o que era o "princípio" e o que havia antes do começo.

Lendo desta forma, dá-se a impressão de uma ação divina localizada temporalmente num espaço ainda inexistente. No mínimo, atenua-se a crise em relação à presença ativa de Deus no princípio das coisas. "Quando Deus criou" me parece uma descrição mais objetiva e ciente do poder criativo e constante de Deus.

Seu poder criativo é mais uma das coisas que lhe é peculiar. Refletirei mais sobre isto no próximo post.

Continua.

2 comentários:

Karina Terumi disse...

Gostei daki, num tinha pegado pra ler seu blog ainda! Saudade de vc!
Bjo

lucas lyra disse...

"Aí sim" fui surpreendido!! Que legar ter vc por aqui, Ka!!
Espero que continue me visitando! rs
Quando a gente se vê, hein?! Saudades também!