quinta-feira, 17 de dezembro de 2009



Antes de haver 'Haja luz' teve que existir o 'Haja cruz'. Deus não iria criar um mundo de seres vivos à sua imagem e semelhança que fossem viver e morrer simplesmente. Sua ideia inicial era um mundo eterno, em que todos se deleitassem eternamente. Um gozo sem fim.

Outra ideia de Deus era conceder algo que fizesse com que aqueles seres pudessem ter domínio sobre seus atos e escolhessem o que fazer ou deixar de fazer. A isso foi chamado de liberdade, ou livre arbítrio. Não só Deus mas os outros dois sabiam que isto daria merda.

A isto foi chamado pecado que teria como resultado final o fim do que era para ser infinito. O mundo teria ausência de vida, teria morte.

Deus desde o princípio sofria. Somos criaturas e filhos de um Deus sofredor.

Os três deliberaram. Era clara a decisão a que chegariam. Era necessário um sacrifício. Ou seja, todo o pecado de todos os humanos que viriam a existir no mundo deveria ter um preço a ser pago para que houvesse chances de viver sem morte. Jesus prontificou-se. (Jesus era o filho de Deus).

O próprio universo a ser criado deveria estar à serviço da vida para enganar a morte. A natureza estaria fundamentada no sacrifício de Jesus - que é morrer para viver. Quando parecesse que o dia finalmente acabaria, a noite viria e logo em seguida nasceria outro dia. Quando a água secasse, a nuvem lá de cima se precipitaria e água à superfície desceria. Para que houvesse vida, então, desde o começo do início tudo deveria existir e ser por Jesus e para ele.

Leia Gênesis caps. 1 e 2. Leia também Colossenses, todo ele (que é bem curto).


Nenhum comentário: