terça-feira, 28 de abril de 2009

Bons ares


Hoje li muito sobre literatura, cinema e história para a prova que tinha à noite na faculdade, visitei o blog Diversitá e tudo isto me deixou ainda mais fascinado por cinema e com vontade de ver Gran Torino. Mas terei que esperar: passo o resto desta semana na capital argentina - Buenos Aires me aguarda! E minha avó também - que acaba de completar 81 anos de vida!


Então, uma pausa aqui no blog e até a próxima semana, se Deus permitir e com o título invicto do Corinthians Sport Clube Paulista!

"[o cinema] destrói a imagem do duplo que cada instituição, cada indivíduo se tinha constituído diante da sociedade. A câmara revela o funcionamento real daquela, diz mais sobre cada um do que queria mostrar. Ela descobre o segredo, ela ilude os feiticeiros, tira as máscaras, mostra o inverso de uma sociedade, seus "lapsos". É mais do que preciso para que, após a hora do desprezo venha a desconfiança, a do temor (...). A idéia de que um gesto poderia ser uma frase, esse olhar, um longo discurso é totalmente insurpotável: significaria que a imagem, as imagens (...) constituem a matéria de uma outra história que não a História, uma contra-análise da sociedade." Marc Ferro

Nenhum comentário: