sexta-feira, 25 de julho de 2008

É uma vez...

Desculpe-me! Eu aqui de novo falando de cinema, filme que acabei de assistir, e ainda escrevendo muito, mesmo depois de uma postagem longa como a daí debaixo. Mas depois de assistir a pré-estréia de "Era uma Vez..." e a um debate com o diretor do filme Breno Silveira, o ator protagonista Thiago Martins e o jornalista da Folha de S. Paulo, Gilberto Dimenstein não resisti...

Bom, fui ver, meio sem vontade, mas saí contente pelo tempo bem aproveitado e por ver mais um maravilhoso filme brasileiro. Parecia que tinha participado de um culto da igreja e ouvido uma mensagem do pastor. Não, não falaram de Jesus! E acho que nem foi citado o nome de Deus no filme, mas lições foram dadas e apelos foram feitos.




O filme é a história de Romeu e Julieta nos tempos de hoje, na violência afogada do Rio de Janeiro. Breno Silveira pensou em fazer este filme há 10 anos atrás, antes de lançar seu primeiro grande sucesso 2 Filhos de Francisco. Agora, com o apoio da Globo, Daniel Filho e Luciano Huck ele conseguiu produzir, mesmo com a crítica de todos estes patrocinadores pelo final que daria ao filme. O final, para quem sabe a história de Shakespere, é igual ao de Romeu e Julieta, e é aí que está o encantamento do filme.

Como ele mesmo disse, em 2 Filhos de Francisco, a mensagem que gostaria passar (para ele, todo filme deve ter uma mensagem) era a de "não desistir de seu sonho". E ele não desistiu. O filme, claramente, é a realização de um grande sonho seu, e isto todos viram na comoção que Breno demonstrava e em sua a felicidade ao ver ser visto seu grane sonho.


Em Era uma Vez... a mensagem é "olhe para seu lado", olhar para o próximo com atitude de amor, olhar por cima do muro do preconceito, das diferenças (financeiras, físicas ...).

Mas também existe uma luta por um sonho, o sonho de mudar de vida, de melhorar, de viver feliz, de amar quem te ama. E numa cidade partida pelo tráfico, drogas, assassinatos e corrupção e unida pelo mar (como na última imagem) que une todas as pessoas em sua praia, o casal vive um sonho e luta por ele.


Estreia oficialmente hoje nos cinemas, entre os lançamentos de Batman e A Múmia 3. A pedidos do próprio diretor, aconselhos vocês a verem também Era uma Vez... Eu sei que o cinema brasileiro já está cheio de violência, palavrões, Rio de Janeiro, favelas, diferenças morro x asfalto, mas este vale a pena pela mensagem, imagens, sutileza e vida que apresenta.

São pequenas atitudes que irãp fazer diferença no mundo todo; nas palavras do ator Thiago Martins, "uma pessoa só não pode mudar o mundo todo, mas pode começar a muda com a pessoa mais próxima a ela" dando, por exemplo (citado por Breno), um "bom dia ao projecionista do cinema".

__________________

Alguns comentários a favor do filme e contra, e o site oficial do filme: http://www.eraumavezofilme.com.br/



Trailer do filme

Um comentário:

Anônimo disse...

é impressao minha ou vc contou o final do filme?????