
As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian valeu o ingresso de r$ 9 e a hora que acabou - quase 02h da manhã, do sábado para domingo, por causa das suas 2h30 de duração.
O filme tem recebido ótimas críticas - da Folha de S. Paulo e Veja, por exemplo, e alcançou o topo das bilheterias do Brasil - merecidamente.
Alegorias ao Cristianismo têm de sobra no filme, talvez mais implícitas que o primeiro filme (O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa). Num clima bem sombrio, ao contrário do primeiro filme, neste o que sobram são as batalhas, é uma atrás da outra, que a gente até se perde. Mas o final nos encontra e faz até os olhos brilharem.
A pedidos, uma rápida explicação do Mundo de Nárnia - dos livros, filmes e autor.
São 7 crônicas de Nárnia, o autor é C.S. Lewis (Clive Staples Lewis) , nasceu na Irlanda em 1898 e faleceu em 1963. Era grande amigo de J.R.R. Tolkien, o autor de O Senhor dos Anéis - os dois foram professores universitários na Inglaterra.
C.S. Lewis era cristão e publicou vários livros sobre cristianismo, como Cristianismo Puro e Simples, A carta do Diabo ao seu Aprendiz, Quatro Amores, entre outros. E As Crônicas de Nárnia contêm também fortes fundamentos da fé e da história cristã.
A primeira crônica, que também é o primeiro filme, foi publicada em 1949. Em 2005 foi lançado uma edição da Martins Fontes que reúne todas as crônicas num volume único e na ordem de preferência de C.S. Lewis:
O Sobrinho do Mago
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
O Cavalo e seu Menino
Príncipe Caspian
A Viagem do Peregrino da Alvorada
A Cadeira de Prata
A Última Batalha

O próximo filme a ser feito obedecerá a esta ordem, será A Viagem do Peregrino da Alvorada. Os personagens centrais serão a Lucy, Edmundo e Caspian, agora Rei de Nárnia. Começará a ser gravado em outubro deste ano e a previsão de lançamento é em maio de 2010.
Em breve alguns drops dos paralelos de Nárnia à Bíblia.
Apresentação da múscia This is Home da banda Switchfoot para a trilha de Nárnia
Nenhum comentário:
Postar um comentário